NÃO VAMOS BRINCAR AO "SAI FORA"!




As crianças adoram brincar, está-lhes no sangue, como já esteve no nosso. E mesmo que o tempo passe e a idade avance, a sensação da brincadeira continua a ser a de envolvimento e a de diversão. Quem consegue resistir a não emergir no espírito da brincadeira, uma vez estando lá?

Às vezes não há tempo, outras vezes é a disposição que falta. Depois de uma semana de trabalho, intercalada com as rotinas da casa (entre preparar refeições, dar banho, cuidar da roupa, etc.), o que é que resta? Uma dose mínima de horas e minutos contados, que apetece dedicar ao sofá, de preferência com um comando na mão.

Não é fácil, e nem sempre é uma tentação, mas acabei por me obrigar a dedicar um tempo para eles, para brincar, para jogar ou para levá-los a apanhar ar livre, quando assim o tempo o permite. A condição é poder ter um pouco de tempo para mim. Depois de descontado esse tempo, ou jogamos ou levo-os a jogar futebol ao parque ou até posso preparar um bolo com eles (eles adoram). E já chegamos a fazer tudo no mesmo dia, porque na realidade apesar do pouco tempo, mesmo pouco, ele tem a capacidade de se transformar naquilo que fazemos com ele. Não é fácil, todos sabemos, mas uma vez imersa nos jogos, na brincadeira confesso que até me divirto. E vejo neles como a brincadeira ganha um outro nível de emoção.Porque as crianças adoram e precisam da nossa interacção a troco apenas de um pouco de atenção. Uma brincadeira partilhada, é um solo fértil para relações mais estruturadas e saudáveis. A felicidade é um  resultado assegurado. E mesmo quando vou ao Parque, tantas vezes sem vontade, levo o meu livro, porque jogar futebol já é aquilo que exige demasiado de mim, depois de super uma bolada na cara, de constatar que não tenho pernas para eles e que o futebol não é , nem nunca foi a minha praça, meus amigos há que fazer cedências, e desta vez é a vez deles. Afinal, tem de haver justiça!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guarda-chuva Mágico para Crianças

ÀS FAMÍLIAS PERFEITAS

LESS IS MORE: Ontem, hoje e já agora amanhã!