SOU ASSIM E ASSADO, E ESTÁ TUDO BEM.




Cada um é como é. E quando um bebé vem ao mundo também é como é. 

Por vezes esquecemo-nos de que aquele ser pequenino já tem uma vontade própria de ser, e que com o tempo e as circunstâncias se vai adaptando à realidade que o envolve. Entre muitas coisas, tenta proteger-se, tenta agradar e fugir dos seus medos. Mas a essência está lá, à espera de saltar, de jogar às escondidas, fazer piruetas e malabarismos. 

Educar é tão difícil. Transmitir valores, equilibrados com sensatez e consistência é essencial, mas quem não?  Não somos perfeitos, mas estamos sempre a tempo de compreender que a nossa liberdade acaba quando começa a de um novo ser. Só temos que lhes abrir caminho e ampará-los o melhor que pudermos, para que saibam que em cada queda estamos lá, de mão estendida prontos para um abraço sentido e encorajador.

Achamos que eles são nossos e que serão sempre nossos. Mas não são, tal como nós também não fomos de ninguém. Somos seres do mundo à espera de ganhar asas para voar. E que esses voos cheguem longe, ultrapassando medos e anseios, porque é essencial acreditar que os sonhos também se podem transformar em realidade. 

Educar* sim, mas não fazer do medo um monstro voraz que está sempre à espreita para poder crescer a cada piscar de olho. As crianças são só crianças a ser crianças. É preciso aprender a andar, a correr de vez em quando e a saltar por vezes. 

Cada um de nós é único. Ninguém é reflexo de ninguém e ainda bem e também está tudo bem assim. A vida é uma grande dádiva. A maior de todas. Mas só podemos descobrir isso se formos encorajados a espreitar e a ver a beleza e o significado das mais pequenas e simples coisas.


* " O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais." 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ÀS FAMÍLIAS PERFEITAS

Guarda-chuva Mágico para Crianças

LESS IS MORE: Ontem, hoje e já agora amanhã!