APESAR DE NÃO FALAR, TENHO MUITO A DIZER!



Pode ser de tecido, de silicone, ter olhos, não ter boca e ter pernas que nunca mais acabam. Pode ser uma boneca, um urso, um macaco ou até um simpático monstrinho, não interessa. Isso tudo são pormenores. O importante é que além de ser um companheiro de aventuras, brincadeiras e também dos momentos mais relaxantes, este boneco ajuda a criança a desenvolver competências emocionais, cognitivas e sociais. Ao brincar ao faz de conta com o seu "amiguinho" a criança cria empatia, estimula a sua imaginação, desenvolve vocabulário e trabalha a sua criatividade. 

Um companheiro de brincadeiras promove igualmente o conforto e bem estar. Está sempre presente,  na hora em que acaba a brincadeira e começa o sono e tanto nos bons como nos maus momentos. A criança aprende a ganhar confiança e a sentir-se segura e com o seu companheiro aprende a acalmar os seus medos. O seu amigo está sempre lá, por isso é normal que a criança não goste de sair de casa sem ele (seja para um passeio, uma viagem, ou uma ida ao médico),  e que uma choradeira seja a forma de demonstrar o quanto o seu amiguinho é importante para  o seu bem estar.

Além disso, um boneco pode também ensinar muita coisa aos pais, porque as crianças utilizam muitas vezes as brincadeiras para expressarem os seus sentimentos. Ao estarem atentos os pais podem ficar a conhecer melhor os seus pensamentos e emoções. O boneco não tem de ser de marca, elaborado, nem o preferido dos pais, só tem que agradar à criança e cumprir a sua função. E se um dia a criança se tornar num adulto que ainda gosta de ter o seu boneco perto de si, está tudo bem. Um boneco pode ser um companheiro para toda a vida e não há nenhum mal nisso. 

 







Comentários

Mensagens populares deste blogue

BRINCAR A EMPILHAR TEM MUITO QUE SE LHE DIGA!

VENHAM DAÍ ! HÁ MUITO PARA APRENDER E EXPLORAR!

Ora Pega Aí e Põe Ali!