BRINCAR É APRENDER A SER FELIZ
Brincar Tem Muito que se lhe Diga
Acima de tudo Brincar é Ser Feliz. Mas vamos por partes, porque os benefícios são mais do que muitos. Quem acha que brincar é apenas uma forma de passar o tempo, desengane-se. Brincar é vital para o desenvolvimento da criança, tal como o ar que respiramos. Brincar é como uma vitamina que alimenta e potencia o crescimento físico e mental, mas também social e emocional e ajuda a construir um futuro melhor, para eles e para todos.
Através da brincadeira a criança melhora capacidades motoras como correr e saltar. As competências linguísticas também ficam a ganhar, já que ajudam as crianças a desenvolver vocabulário, a melhorar a memória, a aprender como as coisas funcionam e a saber como resolver problemas, o que dará muito jeito no futuro. No campo social, a brincadeira ajuda a gerir relações e a expressar emoções o que pode ser um elemento facilitador para transformar crianças felizes em adultos felizes, e a ajudar a lidar com situações mais desafiadoras pela vida fora. Por fim, mas não menos importante, a brincadeira ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação. E como quem corre por gosto não cansa, brincar torna as crianças mais felizes!
Brincar pode ser saltar uma poça; manipular, selecionar objetos e estabelecer relações entre eles; esconder-se atrás de um cortinado; pintar e rabiscar; dançar e tocar um xilofone; nadar ou brincar na areia; explorar o mundo através de um objeto; meter caixas de tupperware umas dentro das outras; fingir que está tomar o chá das cinco e é um bombeiro.
Brincar é tudo isto e muito mais. Um mundo de infinitas possibilidades em que quem brinca mais do que se divertir, sonhar e imaginar, está a prender a ser. Brincar não exige doses recomendadas, não exige prescrição e não apresenta contraindicações. Brincar não tem idade. Brinque e deixe brincar. Quando somos companheiros da brincadeira, mesmo que durante 10 minutos, estamos a contribuir para doses ainda maiores de felicidade, e para estreitar laços que ficarão para sempre.
Comentários
Enviar um comentário
Olá. Deixe-nos aqui as suas opiniões e sugestões. Juntos fazemos mais e melhor!